1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
Mulher é atacada em San Francisco por estar usando Google Glass
Atrito foi parte consequência da tensão entre techies e conservadores na região e parte decorrente de comportamento talvez ‘Glasshole’ da vítima

Sarah Slocum, a vítima, e seu inegavelmente belo sorriso Foto: Arquivo pessoal

RIO – A rusga em San Francisco e arredores entre os techies que ganham aos tubos — inflacionando produtos, serviços e habitação locais — versus os moradores “profanos” da cidade acabou redundando em violência física, como aliás já se previa.

Segundo o “Mashable”, uma mulher orgulhosamente usando seu Google Glass foi atacada no bar Molotov’s, naquela bela cidade à beira do Pacífico, no último final de semana.

Sarah Slocum, escritora tech do site Newsdab e consultora de mídias sociais, relatou no Facebook que foi verbal e fisicamente atacada na sábado passado por volta das 1h45 da madrugada por ter se recusado a retirar o aparelho da cabeça. O conflito degenerou até um homem saiu correndo no bar em direção a ela e arrancou-lhe o apetrecho com violência.

No final das contas, Sarah conseguiu reaver a engenhoca de US$ 1.500, mas quando retornou à sua mesa sua bolsa e seu smartphone tinham sido afanados.

Diz ela que estava animadamente exibindo o Google Glass para uma cambada de cavalheiros — entre interessados e gaviões — até que um grupo ao lado, “composto de gente que odeia o Google Glass” encasquetou que ela os estava filmando na surdina e sem seu consentimento. Segundo ela, não estava.

Mas, como o tempo começou a fechar, ela, de pinimba, pôs-se a filmar os encrenqueiros, postando os videozinhos no YouTube. Parte do arranca-rabo pode ser vista neste curto vídeo.

Foi a gota d’água. Começou a voar pano de prato molhado para cima da mulher e um amigo lhe tomou as dores e começou a distribuir bofetões.

É bem verdade que o Molotov's é um bar punk, frequentado por uma fauna que de nerd e techie não tem nada, o que nos leva a concluir que Sarah foi pouco sábia na escolha do local. Mas o caso é mais uma das situações de atrito que têm se tornando cada vez mais comuns naquela região em que convivem os altos salários do Vale do Silício com os zangados moradores que veem tudo ficando mais caro naquele entorno, que, aliás, já não era nada barato.

Seja como for, a tal Sarah, que não é boba nem nada, está meio que capitalizando com o incidente, já que se tornou uma pseudocelebridade tech. Os comentários e curtidas no seu Face aumentaram sobremaneira. E, curiosamente, ela mesma indicou um outro vídeo no YouTube, aliás bem divertido, mostrando uma paródia do incidente, com bonecos em computação gráfica dramatizando o ocorrido, inclusive dando a entender que a própria Sarah se encontrava mamada na ocasião e que, em função disso, contrariou as recomendações de etiqueta do próprio Google, que exorta o usuário a não se comportar como um “Glasshole”.